Materiais Utilizados
No que diz respeito às matérias-primas, a Leirivedante seleciona com critério os seus parceiros comerciais, conseguindo assim matérias-primas de qualidade. A qualidade dos produtos é também assegurada com o uso de matérias-primas virgens.
A seleção da matéria-prima a utilizar é feita tendo em conta a aplicação do produto e também tendo em conta a opinião do cliente.
Materiais:
Acrilonitrila butadieno estireno (ABS) é um copolímero termoplástico rígido e leve, com alguma flexibilidade e resistência na absorção do impacto.
Existem diversos graus de ABS que lhe conferem uma alargada gama de funções e aplicações.
A coloração do ABS e o acabamento de alto brilho são também características que fazem com que este plástico esteja amplamente presente no nosso dia-a-dia.
Na Leirivedante emprega-se o uso de ABS no fabrico de alguns perfis rígidos.
EPDM – borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM), um tipo de borracha sintética, é um elastómero caracterizado pela vasta gama de aplicações que abrange.
As principais propriedades do EPDM são a excelente resistência ao calor, ozono e intempéries, e uma boa flexibilidade a baixas temperaturas. Possui também uma boa resistência a alguns agentes químicos, tendo ainda excelentes propriedades de isolamento elétrico.
Na produção de EPDM existem vários parâmetros, que variando, originam um grande número de graus comerciais. Como resultado da versatilidade da produção da borracha de EPDM, podem ser fabricados produtos com variadíssimas durezas e densidades.
De entre os produtos em EPDM é normalmente feita a distinção entre dois tipos: EPDM compacto ou EPDM celular/esponjoso.
Poliamida (PA) é um polímero termoplástico composto por monômeros de amida ligados por ligações peptídicas.
A poliamida faz parte dos polímeros conhecidos com maior resistência ao fogo e ao calor.
As poliamidas como o nylon, aramidas, começaram a ser usadas como fibras sintéticas, passando depois a ser usadas também na fabricação comum de plásticos.
De entre as propriedades da poliamida pode-se salientar a alta resistência à fadiga, baixo coeficiente de atrito, boa resistência ao impacto e resistência às intempéries.
Na Leirivedante as poliamidas são usadas no fabrico de produtos com aplicação na indústria automóvel.
O polietileno (PE) é um polímero que se obtém através da polimerização do etileno. É um polímero bastante comum. Existem dois grandes grupos de PE: PEBD – polietileno de baixa densidade e PEAD – polietileno de alta densidade.
O polietileno está disponível no mercado com uma vasta gama de flexibilidades e de outras propriedades dependendo do processo de produção utilizado. Genericamente, o polietileno é quimicamente muito resistente, impermeável e com uma baixa densidade.
O PE é utilizado na Leirivedante no fabrico de diversos produtos.
O polipropileno (PP) é um polímero derivado do propileno e reciclável. O polipropileno possui propriedades muito semelhantes às do polietileno. No entanto, o PP superioriza-se geralmente nas seguintes características: melhor resistência, maior rigidez e maior estabilidade térmica.
O PP é um dos plásticos mais leves, disponível com uma densidade de 0,905g/cm3.
Na Leirivedante o polipropileno encontra-se maioritariamente nos perfis/vedantes técnicos.
O poliestireno (PS) é um homopolímero resultante da polimerização do monómero de estireno.
É um polímero amorfo, vítreo, que é geralmente rígido.
O poliestireno de alto impacto (HIPS) é produzido pela adição de borracha ou do copolímero de butadieno que aumentam a dureza e a resistência ao impacto do polímero.
Na Leirivedante, o poliestireno é usado no fabrico de perfis rígidos cujas aplicações assim o exijam.
O policloreto de vinil (PVC) é um dos plásticos mais utilizados no mundo, devido à grande diversidade de propriedades que pode apresentar, nomeadamente por poder apresentar uma dureza bastante flexível, até a uma dureza completamente rígida, assim como ao seu preço bastante competitivo.
Grande parte dos produtos fabricados pela Leirivedante são em PVC.
A adição de borracha nitrílica ao PVC permite melhorar algumas propriedades menos positivas do PVC, tais como a resistência a ácidos e bases, combustíveis, óleos e solventes e flexibilidade a baixa temperatura.
Os elastómeros termoplásticos (TPE) constituem uma família de materiais de engenharia compostos por uma mistura de plástico e borracha. Existem 6 grupos principais de TPEs disponíveis no mercado. Os elastómeros termoplásticos têm vindo a substituir as borrachas em muitas aplicações, sendo a mais importante a indústria automóvel.
Genericamente, os produtos em TPE apresentam uma boa resistência às intempéries, aos produtos químicos, UV e ao ozono.
Na Leirivedante os elastómeros termoplásticos são usados maioritariamente em vedantes técnicos. No entanto, são também fabricados vedantes flexíveis e tubos em TPE.
O poliuretano termoplástico (TPU) é uma das variedades existentes dentro dos poliuretanos.
O poliuretano termoplástico caracteriza-se pela sua alta resistência à abrasão, ao oxigénio, ao ozono, às baixas temperaturas e pela sua elasticidade.
Estas características fazem do poliuretano termoplástico um plástico de engenharia, pelo que é usado em aplicações especiais.
Na Leirivedante o poliuretano é usado em produtos com aplicações muito específicas.
Faça Download do Nosso Catálogo e Conheça Todos os Produtos